Experiência 2 go

Experiência2Go #1: Tour Street Art + Galeria do Rock

A diversidade cultural de São Paulo pode ser percebida em seus muros. É neles que muitos artistas encontram espaço para expor suas ideias, suas críticas e até fazer homenagens.

A cidade chega até a ser uma grande galeria a céu aberto onde o colorido dos grafites transformam a paisagem urbana, deixando-a mais alegre e poética. Permitindo assim que os transeuntes reflitam sobre os mais variados temas.

Mas muito se engana quem acredita que essa forma de manifestação artística é coisa do século XXI. Na verdade elas foram inspiradas, e impulsionadas, por um novo movimento que surgia nos EUA durante os anos 80 (como mostra a série Get Down, do Netflix).

De acordo com a matéria da BBC, os primeiros grafites que surgiram na capital paulista foram feitos pelo artista etíope radicado no Brasil Alex Vallauri. Hoje, a data de sua morte – 27 de março de 1987 – é lembrada como o Dia do Grafite no Brasil.

Coincidentemente (ou não!), os Instas de SP se reuniram no dia 01/04, sábado, para comemorar o dia do grafite e fazer um tour guiado por pontos alternativos do centro da cidade que se destacam pela arte de rua.

Durante o trajeto pudemos conhecer algumas obras do Festival Internacional de Arte Pública do Brasil, o O.bra Festival, que uniu – em 2015 – alguns dos talentos brasileiros aos gringos com o intuito de mudar a cara da região central e ainda refletir sobre a valorização do street art.

Coordenado pela querida Luana do I Love São Paulo Tours, o passeio nos mostrou também a linda arquitetura do Largo do Arouche e, com ela, sua história esquecida e suas curiosidades. Na verdade é um tour que vale por 3 e que apresenta uma riqueza cultural ímpar.

Uma curiosidade bacana durante o tour foi estar presente em um dos cenários da música “Freguês da Meia-Noite”, do Criolo, e também no local onde o videoclip foi gravado. Ali no Largo do Arouche, exatamente onde fica essa obra linda que do lado tem um restaurante bem bacana. Quem sabe qual é?

Para fechar o dia com chave de ouro, fomos conferir o tour histórico que acontece dentro da Galeria do Rock. Afinal, quem nunca passou por lá apenas para fazer compras ou tatuagens e nunca reparou nos detalhes do prédio ou na sua arquitetura que vão além das curvas da fachada?

Neste tour conhecemos um pouco mais sobre a origem da diversidade cultural que vive lá dentro da Galeria, sua história e ainda conhecemos a sua incrível cobertura, chamada de Jardim do Rock, onde pudemos contemplar a cidade do alto.

O I Love São Paulo Tours é um projeto lindo que leva as pessoas para conhecer lugares diferentes da cidade e fugir do comum. Entre eles, além do Tour de Grafiti e o da Galeria do Rock, ainda há um Roteiro Cultural, um de Galerias pelo Centro e um Roteiro Histórico.

Para participar mande um e-mail para a Luna no contato@ilovesaopaulotours.com ou agende pelo telefone 11) 96909-9699. Não esqueça de postar as suas fotos com a hashtag #sp2go pra gente ver como foi o passeio 🙂

Os Instas de SP que participaram desse encontro lindo foram: @AquelaSP@Cooletivo@ExperimenteSP; GuiaSP24horas@SãoPaulo_Originals; @SãoPauloCity@SãoPauloSemMesmice@SouSampa@VivaMooca.

Thais Cunha

Sobre Thais Cunha

Sócio-fundadora do SP2GO. Amante da cidade, da sua história e das suas peculiaridades. Gosta de aproveitar tudo o que a cidade oferece e de vasculhar todos os seus cantinhos. Uma paulista que simplesmente não consegue se imaginar morando em outra cidade.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *