Agenda

Já é carnaval, meu amor!

O carnaval brasileiro foi influenciado pelas festas que aconteciam na Europa, no século XVIII. Em países como Itália e França, a comemoração ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias, inclusive, alguns personagens como a colombina, pierrô e o Rei Momo também foram incorporados por aqui.

As festas brasileiras se iniciaram na Bahia, trazidos pelos escravos, seguiram para o Rio de Janeiro e só na década de 30 chegou a São Paulo. No começo eles eram chamados de cordões ou entrudo (brincadeiras na rua) e só depois que a prática começou a ser proibida é que surgiram os bailes de carnaval, na elite do Império, no Rio, e depois organizados pela Marquesa de Santos, como comentamos em nosso outro post https://goo.gl/v7VSzr .

A cidade de São Paulo está cada vez mais se revelando como um ótimo roteiros de folia no país, se juntando as cidades como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia. Olha só! De acordo com dados da Prefeitura, mais de 495 blocos se cadastraram para desfilar pelas ruas da cidade entre os dias 17/02 e 05/03. Haja sola de sapato, purpurina, serpentina, cerveja e fantasia para tanta festa, hein?

Por aqui, as festas começam bem antes da semana de Carnaval, com uma série de desfiles de blocos. Nós. do SP2GO fizemos uma lista maneira para você não ficar de fora dos principais lerês da cidade.

Aproveite a nossa seleção, pois no carnaval de rua da cidade tem festa todas as tribos, desde os blocos clássicos, passando por temas como MPB, Rock, Pop, Pagode, Sertanejo, Forró, Rap e até Eletronico. Então corra para a folia!
Casa Comigo – O já tradicional bloco casamenteiro voltou esse ano. Para curtir é só não esquecer o véu, grinalda e a gravata borboleta. Venha pular e cantar com um dos mais famosos blocos da cidade o intuito é que todos venham fantasiados e aproveitem, acontece dia 18 de Fevereiro a partir das 11h na Av Brigadeiro Faria Lima.

Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta – Há seis anos fazendo a alegria do pessoal no centro da cidade com o mestre Simoninha e participações especiais de Fafá de Belém, Tulipa Ruiz, Tiê, China e muitos outros. Alessandra Negrini como rainha de bateria e Marcelo Rubens Paiva como porta estandarte. Acontece dia 19 de fevereiro também às 17h na Consolação.

Bloco Monobloco – Tradicional no Rio de Janeiro e liderado por Pedro Luís e Mestre Celso Alvim com sua bateria de mais de 150 integrantes, vai fazer as ruas de São Paulo explodir de alegria no domingo, dia 19 de Fevereiro às 10h no Ibirapuera, canções clássicas de que vão de Jorge Ben à O Rappa.

Cordão do Jamelão – Desfila há 12 anos na cidade e nem tem o que falar é um dos mais tradicionais de São Paulo com muita marchinhas e samba, não fique de fora. Acontece dia 04 de março às 14h, rua Maria José, 423, Bela Vista.
Bloco Tarado Ni Você – Criado em homenagem ao cantor baianano Caetano Veloso, músicas clássicas, em 2017 homenageia os 50 anos da tropicália. Acontece no dia 25 de fevereiro, em plena Ipiranga com São João.

Bloco Explode Coração– O bloco que já existe há 15 anos homenageia a cantora baiana Maria Bethania. O repertório aposta na MPB, marca tradicional de Bethânia. “Canto de Oxum”, “Fera Ferida”, “Oração do Tempo” e “Explode Coração”, são algumas das composições que fazem parte da seleção musical. O bloco percorre a rua Barão de Tatuí na vila Buarque/ Centro no dia 28 de fevereiro a partir das 14h.

Bloco do Síndico – Nosso famoso síndico Tim Maia é o homenageado desse bloco que promete tocar só os sucessos do leme ao pontal e muitos outros. Acontece no dia 5 de Março às 15h00 na Avenida Hélio Pellegrino – Praça Edgard Hermelindo Leite.

Bloco Vou de Taxi – As músicas dos anos 90 fazem sucesso no seu radin? Criado em 2014 o bloco promete seu sucesso e fazer você relembrar as melhores canções dos anos 80 e 90 se preparem. Acontece dia 5 de Março às 11h na Brigadeiro Faria Lima.
Bloco do Sargento Pimenta – Se gosta de Beatles não fique de fora do bloco, criado no Rio de Janeiro veio para São Paulo há poucos anos esquentar o carnaval da cidade, no dia 11 de Fevereiro o Bloco vai tocar junto com o Bangalufumenga na Praça Cívica do Memorial com entrada gratuita às 17h30.

Bloco Exagerado – Pela primeira vez em São Paulo o Bloco faz uma homenagem ao nosso querido Cazuza, músicas clássicas e no ritmo de marchinha prometem agitar o seu carnaval, eles se apresentam dia 12 de fevereiro juntamente com a banda Baiana System no projeto carnaval na praça. A bagunça começa a partir das 13h30 lá no memorial da america latina, barra funda.  

Bloco RitaLenna – Nossa rainha do rock também marca presença no carnaval, levem a peruca vermelha, e cantar o melhor do seus sucessos em ritmo de samba. Acontece dia 18 de Fevereiro às 14h, rua Joaquim Nunes no bairro de Pinheiros.

Bloco 77 – Os Originais do Punk – Já imaginou rock com samba? Isso é possível, mas o ritmo predominante é o Punk, gosta de inocentes e cólera? Não deixe de comparecer com sua alegria. O bloco se apresenta em dois dias de fevereiro, sendo 25 às 15h e 27 às 20h, na Cardeal Arco Verde no bairro de Pinheiros.

Bloco Tô de Bowie – Em homenagem ao camaleão David Bowie o bloco anima o povo com canções clássicas e desfila pelas ruas da cidade no dia 28 Fevereiro às 14h na Praça Princesa Isabel. Pinte ou se vista com máscaras do famoso raio e vá se divertir.
Bloco Minhoqueens – O bloco mais porpurinado da cidade promete animar seu segundo carnaval, segundo palavras dos organizadores pediram para ajeita o picumã, subir no salto 15, preparar as blusinhas de paetê e se monta na make. Tudo isso acontece no dia 25 de Fevereiro às 15h no Largo do Arouche, centro.

Bloco do Buchecha – Lembra do Claudinho e Buchecha famoso grupo que cantava as melhores músicas da vida? Sim, tem bloco do cantor Buchecha com as melhores músicas como Só Love, Xereta entre outras em ritmo de carnaval, não perca. Acontece dia 27 de fevereiro às 11h, Rua Salvador Cardoso, Itaim Bibi.

Bloco Meu Santo é Pop – Quer lacrar com o melhor do Pop a terceira edição do bloco promete Meu Santo é pop celebra o que há de melhor de Beyoncé a RiRi no melhor estilo carnaval. Acontece no dia 04 de Março às 14h na rua Augusta, Centro.
Bloco Lua Vai – Katinguelê, Soweto, Exaltasamba, Só pra Contrariar grupos de sucessos do pagode dos anos 90 não vão faltar nesse animado bloco, eles prometem matar a saudade das famosas do molejão e cia. Eles desfilam sábado, dia 18 de fevereiro. A concentração acontece às 11h no Viaduto Major Quedinho, em frente ao Estadão Lanches no centro.

Bloco Toca Um Samba Aí – O grupo Inimigos da HP agora tem um bloco de carnaval o Toca um Samba aí, “Nosso Filme”, “Tipo Fiona”, “Tá Tirando Onda”, “Caça e Caçador” e “Toca um Samba Aí”, são algumas das composições que fazem parte da seleção musical, tudo em ritmo de carnaval.  Acontece dia 18 de fevereiro às 13h na avenida Brigadeiro Faria Lima s/n.
Bloco Pinga Ni Mim – Seguraaaa Peão, sim o carnaval tem lugar para todos os ritmos segundo os organizadores  o bloco que é 99% sertanejo, mas aquele 1% axé e funk. Vai perder? Acontece dia 27 de fevereiro às 16h na Rua Hélio Pellegrino, prox ao parque do Ibirapuera.
Bloco Rindo à Toa – Quem aí tá com saudades do grupo de forró Falamansa? Sim, eles estão no caranaval tocando “Xote da Alegria”, “Xote dos Milagres”, “Oh! Chuva”, “Avisa” e “Rindo à Toa”, fazem parte da seleção musical e todas em ritmo de samba. O bloco desfila no  sábado, dia 4 de Março ao 14h na avenida Brigadeiro Faria Lima, 364, Pinheiros.

Bloco Bicho Maluco Beleza – Comandado pelo cantor Alceu Valença o Bloco traz para a cidade a magia do carnaval pernambucano como as sombrinhas, bonecos de Olinda entre outros elementos que abrilhantam as ruas da cidade. Acontece no sábado dia 18 de fevereiro às 10h no Monumento as Bandeiras próximo ao parque do Ibirapuera.
Bloco Kaya na Gandaia – Criando em 2013, inspirado no ritmo do samba-reggae, o bloco surgiu da união da bateria do bloco paulista Unidos Venceremos e de integrantes do Soul Shakers, banda conhecida em São Paulo por suas versões para os clássicos de Bob Marley. Tudo isso em ritmo de carnaval. O desfile acontece no sábado dia 04 de março às 14h no Largo de Pinheiros.
Bloco Beatloko – É então surge o primeiro bloco de RAP na cidade, isso sim que é deixar o carnaval com cara de São Paulo, criado pelo DJ Cia, contará com a presença de Família Madá,  Haikaiss e Dexter  e os DJs KL Jay e Zé Colméia. Vai perder? A festa acontece no sábado dia 25 de fevereiro às 14h, na frente do Teatro Municipal, Centro.
Bloco Unidos do BPM – Sim , tem até carnaval eletrônico o Unidos da BPM é o 1º bloco de música eletrônica do carnaval de rua de São Paulo. Ele convida todos os foliões e amantes da da música eletrônica para um encontro dançante nas ruas do centro. O encontro acontece dia 25 de fevereiro às 15h na rua Nestor Pestana no Centro.

OBS – Essa lista pode ser modificada a qualquer momento, isso é uma prévia do Carna, se você tem algum bloco interessante ou mesmo especial para colocar na nossa lista faça seu coments que colocamos aqui.

Beijoss e bom carnaval a todos. <3

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *