Cinema

Os cinemas de rua de SP: Parte 6 – Cine Marabá, Cine Olido é a volta da Cinelândia?

maraba
Cine Marabá após reforma

A região que nos anos 50 ficou conhecida como Cinelândia, passou por um momento de degradação com a expansão da cidade e o surgimento de outras áreas comerciais onde se instalaram os cinemas da Matilha Cultural e o Cine Belas Artes. Além da região da Avenida Paulista como o Reserva Cultural, o Cine Livraria Cultura e o Itaú Cultural e dos diferenciados Cinema do Centro Cultural, Cinemateca e Cine Sala.

Mas desde os anos 90, quando a região central teve alguns dos seus prédios tombados pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo), devido o seu valor histórico e arquitetônico, é que a iniciativa privada, governo e organizações não-governamentais começaram a se engajar e a ajudar na revitalização da Cinelândia. 

Os locais que foram tombados estão passando pelo processo de desapropriação (muitos foram invadidos pelo MST, moradores de rua ou traficantes), sendo eles o Cine Art Palácio, Cine Dom José, Ipiranga, Metrópole e Paissandú. Nessa lista entram ainda o Cine Marrocos, que teve recentemente a causa ganha através de um acordo entre as duas partes envolvidas e o Cine Marabá (que falaremos na sequência).

355384-970x600-1

Já existem grandes apostas sendo feitas na região do “Centro Velho” e o primeiro cinemas a apostar nessa renovação é a PlayArte que em 2009 (depois de 3 anos) restaurou um dos cinemas mais tradicionais da cidade sem deixar se perder o charme da fachada, do piso, do desenho dos espelhos e das colunas. Hoje leva o nome de Multiplex Cine Marabá.

Em 1945, quando foi inaugurado, o local era visto como muito sofisticado e reunia muitos amantes da 7ª arte que lotavam o saguão para conferir filmes de toda parte do mundo. Hoje com 5 salas grandes o local apresenta filmes mais blockbuster e recebe pessoas de todas as idades. Para conferir a programação basta ficar de olho no site http://www.playartecinemas.com.br/cinemas/mrb

texto-38-cine-maraba-630x300

Ali perto, no centro da cidade, encontramos dentro da Galeria Olido, o Cine Olido. Fundado em 1957, foi o primeiro da cidade a ficar dentro de uma galeria comercial. Era apenas uma sala grande que nos anos 80 virou 3 menores. Em 2001 ele foi fechado e posteriormente a uma reforma feita pela Prefeitura, ele foi reaberto em 2004.

galeria-olido-1438186012275_956x500

Hoje ele faz parte do Circuito SPCine – salas equipadas com o melhor da tecnologia e que possuem uma programação que mescla os blockbusters e os independentes a um preço popular de R$8. A programação completa você encontra no site http://www.circuitospcine.com.br/

Esperamos que tenham gostado desse especial sobre os cinemas de Rua de São Paulo. Queremos e acreditamos que ainda vamos atualizá-lo com as novidades que estão chegando e a revitalização do centro.

Vamos aproveitar a cidade?

Thais Cunha

Sobre Thais Cunha

Sócio-fundadora do SP2GO. Amante da cidade, da sua história e das suas peculiaridades. Gosta de aproveitar tudo o que a cidade oferece e de vasculhar todos os seus cantinhos. Uma paulista que simplesmente não consegue se imaginar morando em outra cidade.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *