Cidade

A 24º Bienal Internacional do Livro chega a SP mesclando histórias e sentidos

livros

Muito mais do que uma feira de livros. A Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), é uma invasão multicultural que une no mesmo lugar aficionados por histórias – de todos os tipos – que encontram no evento descontos, lançamentos, palestras nacionais e internacionais, espaços temáticos e ainda lhes dá a oportunidade de estar lado a lado com o seu autor preferido e ter o seu livro preferido autografado e tirar aquela selfie.

O evento, que hoje conta com o encontro das principais editoras, livrarias e distribuidoras do país (cerca de 480 marcas) teve o seu começo bem tímido e o seu crescimento exponencial.

viaduto do chá
viaduto do chá

Com a ideia era trazer ao Brasil um pouco da tradição europeia (França, Alemanha e Itália) de ter uma feira de livros populares, a CBL realizou em 1951 a primeira feira popular do livro na Praça da República, cinco anos depois o evento se repetiu, mas dessa vez no Viaduto do Chá.

Somente em 1961 que o evento começou a tomar corpo e em parceria com o MASP (Museu de Arte de São Paulo) realizou oficialmente a primeira Bienal Internacional do Livro da cidade que contou com 1.854 obras e representantes de 23 países.

O tema deste ano é Histórias em Todos os Sentidos e a Bienal traz programação para toda a família. São diversos espaços para serem explorados, começando pela Arena Cultural, com autores de best-sellers, nacionais e internacionais, bate-papos e palestras. Focado no público infantil, o Espaço Mauricio de Sousa traz atividades interativas e uma exposição sobre os 80 anos do criador da Turma da Mônica.

Para os amantes da gastronomia, o Cozinhando com Palavras chega à sua 4ª edição, com curadoria do chef André Boccato, o espaço une culinária, literatura e cultura.  Com um foco nos profissionais do livro, o Espaço Ignácio de Loyola Brandão traz debates institucionais com assuntos voltados a políticas públicas, direitos autorais, lei brasileira de inclusão, produção e vendas no setor editorial livreiro, entre outros. E ainda o Espaço Cordel e Repente, dedicado ao gênero da literatura regional do nordeste

bienal-4

A programação completa você encontrar no site, mas nós separamos alguns destaques para te ajudar a não se perder em meio a tanta oferta:

Youtubers:

youtubers

Com o conteúdo dos seus canais adaptado para os livros, os chamados Youtubers se aventuraram nesse novo empreendimento e estarão na Bienal divulgando seus títulos em palestras e sessão de autógrafos. Entre eles: Kéfera Buchmann que irá falar sobre o seu primeiro livro “Muito Mais que 5inco Minutos”; as autoras Thalita Rebouças, Paula Pimenta, Bruna Vieira e Babi Dewet estarão em uma roda de conversa sobre o livro “Um Ano Inesquecível”; Jout Jout vai bater um papo com a galera sobre o seu canal e o livro “Tá todo mundo mal’; Lucas Rangel discutirá sobre “O Sensacional Livro Antitédio do Lucas Rangel”; a Maior youtuber cristã do Brasil, Deise Souza lançará seu livro Missão Farkile.

Autores de best-sellers internacionais:

Marian Keyes - Livros

Esperada por muitos, a irlandesa Marian Keys, autora da série de livros chamada de “Melancia” vai bater um papo com o público sobre as suas obras que venderam mais de 1 milhão de cópias, só no Brasil. Estarão presentes ainda a americana Jennifer Niven autora do livro infantojuvenil “Por lugares incríveis” vai falar sobre o seu novo livro; a romancista Lucinda Riley autora dos livros “A garota italiana”e os três volumes lançados da série “As sete irmãs”; sucesso entre os jovens, Ava Dellaira falara sobre o famoso “cartas de amor aos mortos”; Amy Ewing famosa pela trilogia “A cidade solitária”; a blogueira Tarryn Fisher que escreveu a trilogia “Love me with lies” vem ao Brasil lançar a primeira edição em português que vai se chamar “A oportunista” que serão seguidos de “A perversa” e “O impostor”. Já o autor Kevin Hearne vai falar sobre o seu livro “Herdeiro do Jedi”.

Para os nerds e amantes de quadrinhos

valente

Na programação destaque para Vitor Caffagi, quadrinista brasileiro conhecido pelas ilustrações da Turma na Mônica – Laços, as tiras de Puny Parker, Valente e o pequeno álbum Duotone. O quadrinista debaterá sobre “Os super-heróis do mundo real” com o ilustrador e quadrinista Shiko e com Toninho Mendes, quadrinista e editor de quadrinhos de humor. O escritor e poeta Braulio Tavares junto com Daniel Lameira, historiador e editor da Aleph, apresentam a palestra “As chaves do mundo na Ficção Científica”;  A publicitária e designer Fernanda Nia irá autografar as HQ’s “Como eu era realmente”, uma série de tirinhas criadas a partir das vivências da autora. Além dela, a quadrinista Lu Caffagi apresenta a novel “Quando tudo começou” feita com a Youtuber Bruna Vieira.

A Bienal do Livro ainda terá um dia especial dos Cosplay. Para os fãs de desenhos animados, super-heróis e HQ’s, no dia 30 de agosto, todos que forem caracterizados de algum personagem terão entrada gratuita no evento.

 

Amantes da gastronomia

330x222xQRW67PW2wQCmkCuzsLEwOD54PnGAB9zU9WzejJPtYGcFRnGCkWGIdjyDwTjWz8ovkQBhWtrRo3DgDvon.jpg.pagespeed.ic.lw9bLsJmOl

As grandes surpresas ficam por conta do lançamento da obra “A Cozinha Caipira do Chico Bento”, de Jefferson Rueda e Mauricio de Sousa; “O que tem na geladeira?” da Rita Lobo, criadora do site Panelinha e autora dos best sellers Panelinha e Cozinha Prática. Que darão aulas show no stand Cozinhando com Palavras.

 

Quando: de 26 de agosto a 4 de setembro
Onde: Pavilhão de Exposições Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209, Santana)
Ingressos: R$ 20 (visitas de segunda a quinta-feira) e R$ 25 (visitas de sexta-feira a domingo)
Onde comprar: site da Tickets For Fun (clique aqui) e em pontos de venda (clique aqui para ver os endereços)

Como chegar: Transporte gratuito – Para os visitantes que forem de metrô, haverá ônibus gratuitos fazendo o trajeto de ida entre a estação Portuguesa-Tietê e o Anhembi durante todos os dias da semana. Aos finais de semana, também haverá ônibus fazendo o trajeto entre o Anhembi e a estação Barra Funda.

 

 

Thais Cunha

Sobre Thais Cunha

Sócio-fundadora do SP2GO. Amante da cidade, da sua história e das suas peculiaridades. Gosta de aproveitar tudo o que a cidade oferece e de vasculhar todos os seus cantinhos. Uma paulista que simplesmente não consegue se imaginar morando em outra cidade.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *