Serviço

11 Roteiros próximos da cidade de São Paulo para curtir as férias

frio
Blog voeazul

Para algumas pessoas o frio característico do mês de julho é ideal para ficar em casa debaixo das cobertas, assistindo a filmes e séries com muita gordice. Para outros, a maioria que possuí crianças que estão de férias da escola, é sinônimo de férias, também.

Claro que a cidade de São Paulo tem muita coisa boa para se fazer. Afinal, esta é a cidade nunca para. E, se você não quiser ficar de fora dos passeios e eventos que estão rolando na capital paulista é só conferir a nossa agenda que saí toda sexta, ou veja os nossos pacotes e obtenha um passeio exclusivo do jeito que você desejar.
Mas muitos querem viajar um pouco para descansar e fugir da agitação. Por isso, resolvemos fazer um roteiro das cidades mais próximas da capital paulista que possuem atrativos para quem quer passar uma semana ou apenas um final de semana. Logo, esse roteiro serve para todas as épocas do ano e para ser aproveitado com os amigos, a família ou o (a) namorado (a).

Pois melhor do que aproveitar a cidade é aproveitar esse Estado lindo que tem um montão de cidade legal para fazer e que é cheia de história para contar. E o melhor, nem precisa desembolsar muito.

Vem ver:

1 – Paranapiacaba – 30km
paranaquiacaba

A famosa Vila Inglesa é conhecida e muito frequentada por fotógrafos devido a sua neblina muito densa que a deixa com ar de cidade fantasma. Mas lá tem muitos outros atrativos culturais como os museus, a malha ferroviária abandonada que ligava a cidade de São Paulo ao Porto de Santos e muitas trilhas – de diversos níveis – com uma vista incrível. Também é possível visitar a cidade através do Trem Turístico que sai da Estação da Luz e na cidade ainda é possível comprar alguns roteiros fechados como a Trilha da Serra do Mar, as Nascentes do Rio Grande, o Circuito Histórico e o Cultural.

Agenda 2Go: O Festival de Inverno costuma acontecer em todos os finais de semana de julho e levam até a cidade mais de 100 mil turistas para curtir muitos shows e comida boa. Mas este ano ela acontecerá até o começo de agosto. Para conferir toda a programação, acesse: http://www.paranapiacabaecotur.com/agenda-cultural- julho-2016.pdf

Dicas 2Go: O Circuito Museológico na Parte Baixa conta a história das ferrovias e andar de Maria Fumaça, original! A Rua Direita é um ótimo destino para quem gosta de fazer compras, comer e beber. O mais disputado é o Bar da Zilda com suas mesinhas na rua.

2 – Atibaia – 50km
atibaia 2

Famosa por sediar a festa do morango, que acontece em setembro, a cidade de Atibaia tem atrativos o ano todo. É possível se hospedar em um de seus muitos Resorts que oferecem tudo de bom e do melhor. Mas, para quem quiser passear na cidade tem roteiros de Ecoturismo e caminhada com ar puro e muito verde, já o de esportes radicais tem passeios a cavalo, vôos duplos de asa delta e paraglider, arvorismo, rapel, escalada, e muitos mais. A cidade tem ainda um roteiro religioso pelas igrejas centenárias e o cultural histórico onde é possível conhecer prédios históricos, teatro, tradições, artistas, folclore, museus, exposições, saraus e artesanatos.

Agenda 2Go: Durante o mês de julho a cidade realiza o Festival de Inverno com muita música, folclore e comida boa. Para mais informações: http://atibaiatour.com.br/atibaia/festival-de- inverno-3- semana/

Dicas 2Go: Ao visitar a cidade não deixe de conhecer a Pedra Grande, o maior símbolo da cidade com mais de 1.400 metros de altura de onde é possível ter uma visão de tirar o fôlego dos 6 municípios próximos e ainda o Pico do Jaraguá de SP. Ou ainda o Parque Ecológico Reserva da Vuna onde é possível ver uma imensa variedade de flores, o Casarão Julia Ferras para conferir as curiosidades do século 16.

3 – Jundiaí – 58km
jundiai
Uma das cidades mais baratas do interior de São Paulo, Jundaí é também conhecida por ser a cidade da uva – que acontece entre janeiro e fevereiro. Para ter um passeio bem diferente que tal ir até a cidade de trem? Isso mesmo, na Estação da Luz possui um trem turístico que tem saída aos sábados ás 8h da manhã com uma paisagem linda.

Agenda 2Go: Acontece nesse mês o 3º Encontro de Motociclistas no Parque da Uva. O evento vai receber a todos com muita música como cantor Marcelo Nova, foodtrucks e ainda feirinha de utensílios. De graça!

Dicas 2Go: Ao chegar na cidade é possível comprar alguns roteiros já determinados como o Circuito das Frutas, onde é possível conhecer algumas fazendas de agricultura familiar; o Circuito Ecológico é uma deliciosa caminhada até o Pico do Japi e ainda o pacote de City Tour, para conhecer os museus e os patrimônios históricos. Como o trajeto realizado pelo trem turístico tem a volta prevista para as 16h30, indicamos uma pernoitada na cidade para curtir ainda mais.

4 – São Roque – 66km
sao roque
A cidade com a maior quantidade de Adegas e Vinícolas de SP teve a sua primeira produção no século XVII com a chegada dos Imigrantes portugueses, depois os italianos mantiveram a tradição. Além disso, a cidade tem ainda muitos restaurantes, visitação em fazendas onde cada uma possui um tipo de atividade diferente, o Ski Montain Park com muitos esportes radicais e ainda a Catarina Fashion Outlet com mais de 105 grifes.

Dicas 2Go: No caminho do vinho existem mais de 31 fazendas para conhecer e degustar. A mais famosa é a Vinícola Góes que tem, inclusive, um restaurante e várias lojinhas. A Real D’ouro possui o museu do vinho com todas as suas curiosidades, o Quinta do Olivardo possui uma deliciosa doceria portuguesa e um lado de pesca e na Vila Don Pato é possível até fazer um passeio de balão.

5 – Iporanga – 78km
iporanga
Chamada por muitos de a capital das cavernas, a cidade sedia o Parque Estadual Turístico Alto do Ribeira, ou PETAR. Mas na cidade tem ainda roteiros culturais e de esportes radicais.

Dicas 2Go: Claro que o PETAR é a principal atração da cidade, não deixe de conhecer as cavernas, mas são mais de 300 e muita cachoeira, então tire suas dúvidas sobre níveis de trajeto com os guias locais, mas indicamos a mais famosa que é a Garganta do Diabo. Tem também a caminha para o Mirante da Boa Vista de onde dá para ver todo o todo o Vale do Rio Betari.

6 – Itu – 101km
itu 2
Conhecida por ser a cidade dos gigantes, cheia de exageros, a cidade ainda é uma boa pedida para quem procura por cultura, natureza e pela calmaria do interior. Ao passear pelo centro é possível encontrar a Praça dos Exageros com as suas estátuas que medem até 10 metros de altura.

Dicas 2Go: indicamos que você faça pelo menos uma refeição no Bar do Alemão. Se for um o cônjuge, é possível fazer o passeio mais romântico da cidade com a Cavalgada da Lua Cheia que acontece na Chácara do Rosário, com direito a jantar e música de violeiros. No Parque do Varvito é possível encontrar pedras de mais de 280 milhões de anos, suas formações rochosas são incríveis e ainda tem um lago lindo. Ótimo lugar para fotos.

7- Boituva – 117km
boituva

Essa é a cidade ideal para quem gosta de fortes emoções, pois ela é conhecida como a Capital Nacional do Pára-quedismo Civil, mas tem ainda caminhadas e muito contato com a natureza.

Dicas 2Go: O melhor da cidade é poder andar de balão por aproximadamente 1h com 10 pessoas por vez e/ou poder saltar de paraquedas de uma altura de 4 000 m. São cerca de seis minutos no ar, com quase um de queda livre a 200 km/h.

8- Socorro – 132km
socorro
Uma cidade que engloba natureza, aventura e cultura de uma forma muito agradável. Ideal para se ir com a família, a cidade possui hotel fazenda para os pequenos aprenderem a cuidar da natureza, tem ainda a opção de esportes radicais e os românticos.

Dica 2Go: O Rio do Peixe é o ideal para o rafting e o boia cross. A Pedra Bela tem uma vista de tirar o folêgo de toda a região, ou então o Pico da Cascavel, de onde ocorrem os Salto de Asa Delta e Para-Grider, é possível ver um lindo pôr-do- sol. A Gruta do Anjo com a sua linda piscina natural de 4 metros de profundidade é realmente linda. Para comer o Pedra da Bela Vista fica no ponto mais alto da cidade, junto a um Mirante, onde é possível comer uma pizza na pedra e admirar a sua vista panorâmica.

9 – Holambra – 140km
holmabra
Conhecida pelas suas belas flores, essa cidade calma foi colonizada pelos holandeses e as suas influências ainda estão por lá. É como se fosse a Amsterdã brasileira. Ótima opção para desfrutar da gastronomia local como o salsichão e kassler acompanhados por repolho roxo e purês de batata e de maçã.

Dicas 2Go: A cidade é bem tranquila mas possui lugares lindos para serem visitados e que rendem boas fotos como o Moinho Holandês Povos Unidos, passear no centro e ver as casas coloridas com os jardins maravilhosos. O Museu da Imigração, a cervejaria Schornstein e os campos de flores, também valem a visita.

10- Campos do Jordão – 180km
campos
A montanhosa e charmosa cidade já tem como tradição receber os turistas em épocas de tempo gelado. Entre as suas principais atrações estão os chocolates, a tradicional cerveja, o rodízio de fundue e as feirinhas onde é possível comprar roupas de inverno. A cidade tem ainda passeios de trem e uma vida noturna bem agitada com várias baladas de todos os tipos.

Agenda 2Go: O tradicional festival de inverno acontece, sempre, no mês de julho e leva para a praça central da cidade o melhor da música clássica. É lindo! Para saber mais sobre a programação, acesse: http://www.festivalcamposdojordao.org.br/programacao-completa/

Dicas 2Go: Super conhecido na cidade, não deixe de andar de bondinho e subir até o morro do elefante, pois a vista é de tirar o fôlego. A Pedra do Baú é outro ponto que deixam todos de queixo caído (quem quiser pode fazer trekking) assim como o Pico do Itapeva que tem mais de 2mil metros de altura de onde é possível ver a Serra da Mantiqueira e outras 15 cidades do Vale da Paraíba. Encantador, o museu Felícia Leiner tem suas obras ao céu aberto espalhadas pelo jardim, um ótimo lugar para apreciar o pôr-do- sol. E claro, o passeio pela fábrica da cervejaria Baden Baden.

11 – Brotas – 243km
brotas
Feita de muitos acidentes geográficos, a cidade hoje se transformou no ponto de encontro para os amantes dos esportes radicais como Rafting, rafting noturno, tirolesa, canionismo, bóia cross, Kayak Rafting e queda livre. Mas também existem passeios com menos aventura como o mini rafting e os mais tranquilos para quem curte o contato com a natureza como os parques, as cachoeiras e os hotéis fazenda.

Agenda 2Go: Durante o mês de julho a cidade realiza a sua tradicional festa junina bem típica do campo e do interior com tudo que tem direito. Para conferir a agenda, acesse: http://www.brotas.com.br/festasjuninas.php

Dicas 2Go: Recomendamos o passeio pela Areia que Canta, uma nascente gigante de águas cristalinas e cristais de areia superfinos que produzem som ao serem movimentados, a Cachoeira das 3 Quedas com uma trilha bem fácil e um restaurante para manter o contato e a calma que a natureza pode proporcionar. Você também não pode deixar de conhecer o Poção: simples e mágico com uma praia doce que tem um charme especial e claro o Parque Aventura com mais de 20 opções de atividades para adultos e crianças.

Thais Cunha

Sobre Thais Cunha

Sócio-fundadora do SP2GO. Amante da cidade, da sua história e das suas peculiaridades. Gosta de aproveitar tudo o que a cidade oferece e de vasculhar todos os seus cantinhos. Uma paulista que simplesmente não consegue se imaginar morando em outra cidade.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *