Serviço

SP Sem Frio

sp2go mais quente

Toda vez que o tempo muda, seja para muito quente ou muito frio, vemos reclamações por todos os lados. Mas independente de gostar ou não do tempo gelado que tem feito na cidade, é importante ficar atento.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade registrou a menor temperatura dos últimos 22 anos, com uma diminuição da média da cidade que ficava entre 17ºC e que, somente nessa semana, chegou entre 6ºC e 9ºC.  Mas essa onda de frio está fazendo muitas vítimas, segundo a Pastoral do Povo de Rua foram encontrados 4 corpos de moradores em situação de rua que vieram a óbito.

A prefeitura possui um serviço para cuidar dessas pessoas, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) que, inclusive, já declarou estado de alerta. Isso acontece quando a temperatura, ou a sensação térmica, cai abaixo dos 13ºC e com isso a Defesa Civil entra em ação para ajudar as pessoas que estão em risco e então passam a encaminha-las para abrigos e projetos sociais.

Mas uma pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) mostra que o número de pessoas morando nas ruas vem crescendo muito. Nos anos 2000 haviam 8.706 pessoas vivendo nas ruas da capital paulista, hoje esse número chaga a 15.000 pessoas.

Por isso, temos que fazer a nossa parte e cumprir o nosso papel de cidadãos. Para ajudar resolvemos aderir a campanha do SP Invisível, um projeto que amamos, e ainda separamos outros bem bacanas para que você possa ajudar da forma que der. Se você não tem condições de doar, compartilhe a informação para que ela chegue ao maior número de pessoas possíveis e assim gerar engajamento pela causa.

1 – Desafio SP invisível:

13343071_1026719640746037_5707591665218226379_n

Quando for ao trabalho, escola, faculdade ou a qualquer lugar, leve sempre uma blusa a mais com você e dê para quem está com frio nas ruas. Além disso, aproveite esse tempo para conversar um pouquinho com a pessoa e ouvir algumas histórias.

2 – Convento São Francisco:

Sem título

O Salão do Chá, do Convento está acolhendo emergencialmente moradores de rua. Assim, eles pedem DOAÇÕES DE SABONETES, CREME E ESCOVA DENTAL, PRESTO BARBA E SHAMPOO. As doações poderão ser entregues no Largo São Francisco, 133, na portaria do Convento.

3 – Operação Baixas Temperaturas da Prefeitura:

13342981_282454625438523_6761619425854147619_n

A prefeitura tem um canal de comunicação chamado Central de Atendimento Permanente e de Emergência (Cape), do qual você pode ligar e pedir para que eles ajudem algum morador de rua que esteja perto do seu prédio/casa ou trabalho. Se quiser ajudar, ligue para (11)3258-9449, ele funciona 24 horas. Ou ligue para o 156 e fale com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). É importante ressaltar que as pessoas são convidadas a ir para os albergues, mas não são obrigadas a aceitar o encaminhamento. Em casos de recusa de acolhimento por problemas de saúde física ou mental, o CAPE ou SMADS, acionam o SAMU.

4 – O Shopping Light (Rua Coronel Xavier de Toledo, 223 – Centro), o Mais Shopping (Rua Amador Bueno, 229 – Zona Sul) e Top Center Shopping (Avenida Paulista, 854 – Bela Vista) se uniram para auxiliar a Cruz Vermelha na Campanha do Agasalho. Até final de setembro, as doações podem ser realizadas em qualquer um dos empreendimentos, em pontos de arrecadação espalhados pelos andares.

5 – A rede Drogaria São Paulo é parceira da Campanha do Agasalho e possui pontos de coleta em todas as suas lojas.

Thais Cunha

Sobre Thais Cunha

Sócio-fundadora do SP2GO. Amante da cidade, da sua história e das suas peculiaridades. Gosta de aproveitar tudo o que a cidade oferece e de vasculhar todos os seus cantinhos. Uma paulista que simplesmente não consegue se imaginar morando em outra cidade.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *