Curiosidades

Parque Trianon comemora 124 anos

parque 3

Localizado em um dos lugares mais frenéticos da cidade, o famoso Parque Trianon celebra mais um aniversário neste domingo, dia 03/04. São 124 anos de muito frescor e ar puro em meio aos gigantescos prédios comerciais.

Aberto oficialmente no dia 3 de abril de 1892, um ano após a inauguração da Avenida Paulista, o parque foi projetado pelo paisagista francês Paul Villon em parceria com o arquiteto e urbanista inglês Barry Parker.

parque2

Batizado de Trianon, o seu auge foi na década de 1920 quando fez parte do Belvedere Paulista (onde hoje é o MASP) se transformando em um dos símbolos da elite paulistana da época. Doado à Prefeitura da cidade, em 1931, recebeu o nome de um dos heróis da Revolução do Forte de Copacabana, na Revolta Tenentista “Tenente Siqueira Campos”.

Popularmente chamado de Parque Trianon, o delicioso parque conta com 48,6 mil m² de vegetação tropical remanescente da Mata Atlântica. Sua flora abriga árvores como Cedro, Jequitibá, Palmeira de leque da china e também é lar de animais silvestres como tico-tico, sabiá ferro e mais de 25 outras espécies de aves. Além disso, o local abriga esculturas de Victor Brecheret e Francisco Leopoldo Silva.

"Fauno" Victor Brecheret
“Fauno” Victor Brecheret

Aproveite o final de semana e dê uma esticadinha por lá. Além da programação, que está super interessante, essa é uma ótima oportunidade para quem ainda não o conhece. Confira:

Durante todo o domingo, dia da comemoração, o parque receberá várias atividades culturais como os dançarinos do grupo Bollywood Cosmic Dance que vai interagir com o público através da sua dança pop indiana e o grupo American Tribal Style que mostrará a dança como uma expressão corporal inspirado nos nômades do oriente médio e nos ciganos. Também vai ter muita música com o Toninho Nascimento e o violinista Laudo Olavo Dalri com clássicos da MPB e Bossa Nova. Tem também recitais de poesia, oficinas de Ikebanas e apresentação de cães da GCM.

parque 1

O parque fica pertinho da estação de metrô Trianon – Linha verde, altura do n°1500 da Av. Paulista. O local permite animais, desde que acompanhados de seus donos e possui aparelhos de ginástica e playground para a criançada.

Thais Cunha

Sobre Thais Cunha

Sócio-fundadora do SP2GO. Amante da cidade, da sua história e das suas peculiaridades. Gosta de aproveitar tudo o que a cidade oferece e de vasculhar todos os seus cantinhos. Uma paulista que simplesmente não consegue se imaginar morando em outra cidade.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *