Serviço

Novas faixas de pedestre chegam ao centro

Faixa de pedestre em “X” chegam ao centro
Cruzamento da Av. Ipiranga com a Av. São João

Quem anda pelo centro da cidade certamente já deve ter se deparado com alguma faixa de pedestre transversal pintada em azul. Inaugurada no final de 2014, a primeira delas foi instalada entre as ruas Riachuelo e Brigadeiro Luis Antônio, outras nas imediações também foram colocadas como na famosa Ipiranga com São João e outra próxima ao Teatro Municipal no viaduto do Chá.

No começo pode parecer estranho, mas a implantação dessas faixas em grandes cruzamentos veio para facilitar e dar mais segurança aos pedestres, já que antes era necessário fazer no mínimo duas travessias, a faixa em X permite uma única e em menos tempo.

Faixa no Cruzamento do Viaduto do Chá
Faixa no Cruzamento do Viaduto do Chá

Para isso, os semáforos foram adaptados e a sua duração total passou para 30 segundos, sendo 20 no vermelho piscante, assim, o pedestre pode ficar tranquilo e andar normalmente durante o cruzamento.

Esse formato foi inspirado nos modelos japoneses e ainda está em fase de testes. A intenção da CET é expandir para bairros e outros lugares de trafego intenso, mas enquanto isso não acontece que tal aproveitar para conhecer essas faixas transversais? Onde mais vocês acham que elas poderiam ser úteis?

Thais Cunha

Sobre Thais Cunha

Sócio-fundadora do SP2GO. Amante da cidade, da sua história e das suas peculiaridades. Gosta de aproveitar tudo o que a cidade oferece e de vasculhar todos os seus cantinhos. Uma paulista que simplesmente não consegue se imaginar morando em outra cidade.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *